Ing VS

Tal como em todas as actividades, a equipa AZIMUTHPRECISION® viaja para descobrir por todo o nosso Portugal as zonas mais empolgantes com o objectivo de levar aos amantes de aventura um misto das mais belas paisagens naturais com a empolgante História do nosso país…

Barragem de Sta. Luzia

Barragem_Santa_LuziaA Barragem de Santa Luzia fica situada na Beira Litoral, no concelho de Pampilhosa da Serra, perto junto à pequena localidade de Casal da Lapa. Foi construída sobre o leito do rio Unhais que nasce a 8km mais a norte, nas Meãs, no pé do “Picoto de Cebola” sobre uma estreita garganta quartzítica e tem aproveitamento hidroeléctrico. Foi inaugurada em 1942, tendo levado onze anos a ser edificada. Em 1931 começou a ser construída, em 1934 procedeu-se ao levantamento da albufeira, que terminou em Março de 1935. Possui 76 metros de altura e um comprimento de coroamento de 115 m

A bacia hidrográfica de Santa Luzia tem 50 Km2 e recebe Água da Barragem do Alto Ceira, canalizada através de um túnel de derivação com 6.945 metros de comprimento. Os trabalhos da Barragem terminaram em 1942 com o fecho das comportas em Novembro desse ano, pela Companhia Eléctrica das Beiras. A central hidroeléctrica está montada num edifício exterior à Barragem e possui 4 grupos geradores num total de 32 MW, produzindo num ano normal 55 GWh.

O nome dado à barragem proveio da Ermida de Santa Luzia existente nos penedos, no limite das freguesias de Vidual e Cabril. Esta pequena capela foi mandada erigir em 1930, pelo particular Francisco Pedro Simões, natural da Malhada do Rei, em cumprimento de uma promessa.

“retirado da Wikipedia”
 

A nossa aventura

“Viajar na aventura” é o novo conceito de actividade AZIMUTHPRECISION®, onde toda a logística de alimentação e dormida fica a cargo do participante

O nosso foco é a aventura… “Viajar na aventura”, alinham?

Esta aventura desenrola-se entre Na Barragem de Santa Luzia, perto de aldeias de xisto muito conhecidas em Portugal. 

Paisagens deslumbrantes divididas entre campo, montanha e o rio, esta aventura é cotada como fácil/difícil.

É uma via ferrata não muito grande, mas que exige um pouco do físico do aventureiro.

 

  • Inclui:
    – Seguro de Acidentes Pessoais
    – Atividade
    – Materiais técnicos
    – Monitores com formação técnica de escalada e resgate
    – Coordenador com formação de primeiros socorros
  • Objectivos:
    – Autoestima
    – Reflexão
    – Espírito de grupo
    – Conhecer Portugal
  • Dificuldade da via ferrata: 5 de 1 a 7
  • Data: 11 de Maio
  • Actividade: Via ferrata e caminhada
  • Local: Barragem de Sta Luzia (Pampilhosa da Serra)
  • Idade mínima: 12 anos (acompanhados pelos pais)
  • Limite do grupo: 10 participantes
  • Valor da aventura: 20€
  •  Video da Via Ferrata: Ver
  •